Produzir um programa de comédia é uma tarefa muito difícil, apresentá-lo então, requer uma habilidade fora de sério. Criticar programas promovedores de alegria para o telespectador maranhense chega ser covardia a esses profissionais que se envolvem com dedicação e dificuldades, mas conseguem no máximo serem reconhecidos pela população como bobos da corte. Mesmo assim, não posso me isentar de fazer criticas a essa modalidade televisiva e para isso, analisarei resumidamente os programas “A tarde é nossa” e “Kamaleão”
“A tarde é nossa” é produzido por uma companhia teatral e apresentado nas manhãs de sábado. Essa é a mesma companhia que produz o espetáculo “Uma linda quase Mulher” que há alguns anos vem obtendo sucesso de bilheteria nos teatros maranhenses. Mas isso não significa que o espetáculo seja bom, muito menos o programa.
O formato envolvendo homens vestidos de mulheres fazendo comédia é bastante explorado no Ceará, sendo um produto cultural bastante forte naquele Estado. A diferença dos comediantes de lá, é a riqueza de improvisação e linguagem sem agressão ou palavras inadequadas. Essas habilidades se ausentam no formato maranhense.
A precariedade na habilidade gestual, improvisação e a postura na TV carecem o programa, que até impregna alguma alegria, mas escorrega pela incapacidade de seus atores em desenvolver uma comédia de qualidade.
No teatro também não é diferente. A exploração de piadas fortes e palavras desqualificadas regem a alegria do espetáculo. Retirando tais possibilidades na TV para respeitar a censura, seus atores demonstram incapacidade de obter o mesmo efeito do ao vivo. Isso não é observado nos programas do Ceará que são diários e possuem bastante criatividade para um horário vespertino, com censura livre. Como exemplo cito ainda o Tom Cavalcanti que no show ao vivo é muito bom com seus palavrões e tudo, e na TV continua sensacional sem esse recurso.
Contudo, acredito que para tais detalhes, um pouco mais de incentivo e investimento em produção e roteiro pode solucionar esse problema já que todos são atores de verdade e possuem capacidade de explorar essa modalidade de forma mais coerente com a proposta.
O Kamaleão é o tipo do programa tão ruim, tão ruim, mas tão ruim que acaba sendo engraçado. È o chamado efeito reverso ao esperado. Desde os apresentadores, a fotografia, os repórteres enfim, tudo no programa não apresenta compromisso com a qualidade, desinteresses que são amplificados pelas péssimas atuações de seus protagonistas.
Não acredito que esse foi o objetivo, porque se foi, está dando certo, e traz bastante alegria nas ridicularidades excessivas. Esse programa realmente funciona através da dinâmica do conjunto ridículo, e se isolar cada um componente, ouso afirmar que cada um, não vale uma cibalena
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olha que absurdo: http://kamaleao.com/saoluis/3363/melhor-programa-de-tv-do-maranhao-votacao-popular
ResponderExcluiracesse o blog piauip8.blogspot.com
ResponderExcluire confira muitas novidades quero propor uma parceria avcs
meu email
e vsilvati@gmail.com